Butantan na Pandemia

A comunicação estratégica realizou uma série de vídeos com o objetivo de documentar as ações do Instituto Butantan durante a Pandemia. Os vídeos foram produzidos por episódios para mostrar o processo de cada ação tomada.



A vacina que será produzida pelo Instituto Butantan está em sua fase III, e em breve terá a sua fábrica em São Paulo. Ela foi desenvolvida em menos de 1 ano? Ela é segura? Para responder essas perguntas, reunimos neste vídeo nossos especialistas envolvidos no processo de escolha e aprovação da vacina.


O 14º capítulo da séria “Butantan na Pandemia” traz os relatos de reeducandas em uma unidade prisional de São Paulo. Veja como é viver em um presídio durante uma pandemia sem as visitas presenciais. A nossa equipe acompanhou a testagem no local e traz imagens exclusivas.


O Instituto vai fornecer para o SUS (Sistema único de Saúde) 45 milhões de doses da vacina Coronavac. Nossos especialistas falam sobre a produção da vacina no Brasil, neste episódio da série “Butantan na Pandemia”.


O Instituto Butantan é reconhecido pela produção de soros. A fazenda agora se prepara para ajudar no combate à pandemia utilizando os anticorpos dos cavalos contra o coronavírus. Veja o capítulo 12 da série.


Como o coronavírus tem impactado a vida dos reeducandos nos presídios? Desde o começo da pandemia, as visitas foram suspensas. Veja como foi a testagem dentro da unidade de Piracicaba, em São Paulo, no capítulo 11 da série.


A Brasilândia é uma das comunidades de São Paulo mais afetadas pela pandemia. Todo morador conhece alguém que foi vítima da Covid-19. Veja, nesse capítulo, como foi a testagem na região.


Nas comunidades carentes, o coronavírus tem se espalhado com muita rapidez. No Jardim Santo André, a ação do Instituto Butantan mandou suas equipes até a casa das pessoas com deficiência para testar a COVID e orientar moradores e cuidadores. Veja como foram as visitas.


O Bom Prato não parou na pandemia. As unidades continuaram servindo refeições, e seus funcionários contam como foi a preparação para atender de forma segura os moradores de rua, estrangeiros e pessoas carentes que dependiam das unidades para se alimentar.


A testagem por meio do Drive Thru começou a ser realizada pelo Instituto Butantan. Dentro do próprio veículo, a pessoa faz o exame sem se aglomerar. Hoje, são realizados 400 exames por dia. Saiba mais sobre essa iniciativa e como é feita a orientação para os participantes


Quilombo Peropava


Casa Tamoios


Uma vacina, uma esperança


Viveiro


Testagem em aldeia indígena do litoral de SP.Equipes do Instituto Butantan visitam aldeias em diversas cidades do litoral sul de São Paulo. A ideia é testar saber se a covid-19 chegou às comunidades indígenas e evitar a proliferação do vírus.


Cananéia recebe equipe de testagem do Butantan. A aldeia Takuari-ty, Cananeia, litoral sul de São Paulo, recebeu a equipe do Instituto Butantan. A ideia é verificar se o vírus SARS-CoV-2 chegou à comunidade e orientar os moradores sobre contágio e prevenção. Acompanhe o segundo episódio da série Butantan na Pandemia.

Destaques



Canal Butantan apresenta no episódio 4, a nova esperança da vacina contra a Covid-19. Neste vídeo, Dimas Tadeu Covas, diretor do Instituto Butanta acompanha a chegada dos lotes da vacina SinoVac no Butantan e comenta sobre a importância do desenvolvimento da nova vacina no Brasil.


Renato Astray, do Centro de Desenvolvimento e Inovação do Instituto Butantan, fala sobre os estudos sobre mais uma possível vacina contra covid-19. O projeto que Astray coordena, chamado "Rede Colaborativa para desenvolvimento de candidatas vacinais", foi um dos 90 projetos de pesquisa selecionados para financiamento do governo federal.

Assista também



A Agência Fapesp e o Canal Butantan convidam a todos para participar, nesta quinta-feira, 2 de julho, às 17h, de um webinar com pesquisadores envolvidos nos testes das vacinas em humanos contra a covid-19 no Brasil. Será a primeira conversa ao vivo entre a equipe do Butantan e a equipe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) sobre as duas vacinas em ensaios clínicos no país, que estão sendo realizados graças às parcerias com a empresa chinesa Sinovac e a Universidade de Oxford. O evento é aberto ao público e o link de transmissão estará disponível no Canal Butantan - Acessar. Não é preciso fazer inscrição prévia.


Para entender mais sobre a  estratégia do Governo de São Paulo para retomar com segurança a economia do estado durante a pandemia do coronavírus e outras notícias, clique aqui.


Neste trecho do webinar sobre as vacinas em teste no Brasil, a palavra está com Lily Weckx, do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Unifesp e investigadora dos estudos da fase III da candidata a vacina de Oxford.


Neste trecho do webinar sobre as candidatas a vacina contra covid-19 que estão em teste no Brasil, separamos a fala de Esper Kallás. Ele é infectologista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e fala aqui sobre os testes da CoronaVac no Brasil.


Canal Butantan e a Agência Fapesp - juntos na organização de um encontro para discutir os estudos de testes em seres humanos das candidatas as vacinas contra a covid-19. Neste vídeo, separamos o trecho em que o pesquisador do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, fala sobre a vacina da SinoVac que inicia os estudos da Fase III no Brasil.


A Agência Fapesp e o Canal Butantan juntos na produção de um webinar com pesquisadores envolvidos nos testes das vacinas em humanos contra a covid-19. Neste vídeo, separamos o trecho em que o grupo fala sobre a importância das vacinas, todas elas.